Ninguém gosta de lidar com um ralo de vaso sanitário entupido, então muitos optam por contratar profissionais para fazer o serviço.
No entanto, saber como desentupir um vaso sanitário pode cortar seus custos de manutenção a longo prazo. Embora o primeiro instinto possa ser dar descarga até que ele desentupa, tente resistir a esse impulso. Você pode acabar tendo que lidar com uma bagunça de transbordamento de vaso sanitário!
Para ajudar você a fazer o trabalho da forma mais rápida e eficaz possível, aqui estão seis etapas para desentupir vasos sanitários em breve.
Vamos direto ao assunto de como desentupir vasos sanitários, certo?
Fonte de reprodução: Youtube Mãe Independente – Helloise liz
6 Passos Para Desobstruir Um Ralo De Vaso Sanitário
1. Identifique os entupimentos do vaso sanitário
Antes de poder fazer qualquer trabalho para desentupir os canos, o primeiro passo é identificar a fonte do problema , se possível. Às vezes, a fonte do bloqueio não está muito fundo no cano entupido, o que pode ser visto da tigela .
Neste caso, coloque suas luvas de borracha e puxe-as para fora. No entanto, se você não puder ver a fonte do bloco, pode ser necessário tentar métodos alternativos para alcançá-lo.
2. Usando detergente para lava-louças
Um dos métodos mais comuns para desentupir vasos sanitários é usar um pouco de detergente para lava-louças e água quente . Então, misture bem os dois em um balde.
Depois de bem misturado, despeje a solução de detergente líquido para louça dentro da tigela de uma altura considerável e deixe descansar por um ou dois minutos. Depois de algum tempo, ele deve penetrar mais profundamente nos canos e fornecer lubrificação para desobstruir a fonte da congestão.
3. Use um êmbolo
Claro, um desentupidor de vaso sanitário é um método clássico para desentupir um vaso sanitário. Mas não use qualquer desentupidor antigo ; usar um com flange na base é essencial para criar um vácuo totalmente selado.
Para usar o desentupidor de forma eficaz, coloque-o sobre o vaso sanitário e insira-o até ficar totalmente submerso na água do vaso sanitário. Pressione-o para baixo lentamente e com firmeza e repita até que a pressão da água se estabilize. O desentupidor deve selar adequadamente o orifício do vaso sanitário para criar o vácuo adequado e puxar a obstrução dos canos. Sugerimos usar luvas de borracha enquanto você faz isso.
4. Usando um cabide de gancho
Embora seja um método pouco convencional, você pode usar um cabide para desentupir o vaso sanitário . Desenrole um cabide de arame e você ficará com um gancho longo que pode alcançar mais fundo no vaso sanitário para remover a congestão de forma eficaz.
O que torna essa técnica tão eficaz é o alcance oferecido. Quando o bloqueio está localizado entre 5 e 10 cm dentro do dreno , um cabide deve efetivamente alcançar o bloqueio e liberar o fluxo.
5. Usando uma broca/cobra de drenagem
Se a fonte do ralo do vaso sanitário bloqueado for mais profunda do que o alcance do cabide, então você pode usar uma ferramenta especializada chamada furadeira ou cobra de vaso sanitário. Ela é feita de fio enrolado e tem um design flexível que pode se mover ao longo do formato complexo de um ralo de vaso sanitário, tornando-a prática para desentupir qualquer cano entupido.
Um formato de mola pode empurrar e puxar o material bloqueado na ponta do fio. Toda a construção é feita de metal durável, tornando-o um dos métodos mais eficientes para desentupir um vaso sanitário quando tudo mais falha.
6. Usando produtos químicos à base de enzimas
Se você suspeita que a fonte do bloqueio é feita de matéria orgânica, então um limpador de ralos químico à base de enzimas o remove efetivamente. Esses produtos químicos quebram o material orgânico para liberar os canos .
Eles geralmente podem ser encontrados em qualquer loja de ferragens, mas se você precisar de uma solução rápida, é possível fazer seu limpador de ralos caseiro alternativo DIY: misture bicarbonato de sódio, vinagre e água quente em um balde para fazê-lo. Isso é melhor e mais seguro para seus canos do que limpadores de ralos comuns .
Quando sua solução estiver pronta, despeje-a na tigela e deixe-a entrar nos canos. Como a resposta é bem forte, ela deve quebrar qualquer matéria sólida nos canos que esteja causando o bloqueio. Além disso, você deve observar que essa solução é mais adequada para matéria orgânica, e outros objetos ou cabelos não serão afetados por ela. E certifique-se de dar descarga nos ralos do vaso sanitário bloqueados com água fervente depois.
Causas comuns de vasos sanitários entupidos
Ao lidar com um vaso sanitário entupido , é bom identificar o material que está causando o bloqueio e empregar o método certo para liberar os canos. Algumas fontes comuns de bloqueio em um vaso sanitário incluem:
- Um acúmulo de papel higiênico
- Brinquedos e outros objetos que as crianças podem ter jogado
- Partículas de alimentos
- Absorventes higiênicos, absorventes menstruais e tampões
- Cabelo
- Bolas de algodão
- Lenços umedecidos e fraldas para bebês
Como esta lista mostra claramente, dar descarga em materiais grandes não é a melhor ideia se você quer manter seu vaso sanitário livre de bloqueios . No entanto, a causa de um ralo bloqueado nem sempre é erro humano.
Outros fatores, como raízes de árvores crescendo no seu sistema de encanamento vindas do subsolo, podem causar um vaso sanitário muito entupido. A pressão do ar é outro fator que pode levar a um bloqueio no seu vaso sanitário, e tais problemas podem exigir que você chame profissionais.
Desentupindo seu vaso sanitário sem um profissional
Agora que você conhece algumas alternativas ao chamado de um encanador, está pronto para lidar com quaisquer bloqueios futuros no vaso sanitário.
Um vaso sanitário entupido pode paralisar a vida cotidiana se não for resolvido prontamente. Resolver um ralo entupido e acúmulo em seus canos é a melhor maneira de lidar com esse problema quando ele ocorrer .
Se nenhuma dessas soluções for eficaz, pode ser sensato empregar ajuda profissional. A fonte do bloqueio nem sempre precisa ser congestão nos canos; você também pode ter problemas no seu sistema de encanamento.
Claro, isso deve ser sempre o último recurso, pois a causa dos seus problemas pode ser tão simples quanto um pouco de papel higiênico entupido. Seja qual for o caso, é seguro dizer que você está mais do que pronto para qualquer obstáculo que possa surgir. Certifique-se de manter o ralo do seu vaso sanitário para evitar entupimentos futuros .
O desafio de um vaso sanitário bloqueado pode ser esmagador. Se você precisa de especialistas confiáveis em vasos sanitários bloqueados em BH, ligue para nós hoje mesmo !
Com isso, concluiremos nosso guia. Cuidem-se até nos encontrarmos novamente!